sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Pesca Maravilhosa - JESUS Pescando Homens






Você já leu Lucas 5:1-11?
Se não leu esta perdendo uma jóia de grande valor das escrituras sagradas, quem não leu convido a ler e quem já leu leia de novo, certo? Vamos ao texto bíblico.
“1  E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
2  E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
3  E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
4  E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5  E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6  E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
7  E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
8  E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
9  Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
10  E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
11  E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.”
Que texto lindo, Jesus é único. Não tem como lhe comparar a nada a ninguém. Ele é único.
A multidão apertava o mestre e Ele sai do meio dela não porque não a amasse, mas sim para achar um cantinho pra que todos o vissem e ouvissem o que Ele tinha a falar, e olha que legal Ele pede a Simão um lugarzinho no barco, e no barco só o que tinha era espaço, pois Simão tinha trabalhado a noite e nada tinha conseguido pegar. Você emprestaria seu barquinho pra Jesus, você esta cansado trabalhou a noite toda, já esta lavando as redes (lavar as redes significa desistindo de lutar, mas com Jesus ao seu lado lute um pouco mais) para ir pra casa descansar, para na próxima noite ver se recupera o prejuízo de hoje; mas mesmo assim Simão emprestou o barco, talvez ele pensou: - Ele prega ai enquanto as redes secam para depois eu guardar e ir descansar.
Jesus se assenta no barco, Jesus talvez não tenha feito uma pregação pentecostal, mas um estudo bíblico mais voltado para o amor, paz de espírito em meio às lutas e dificuldades do dia-a-dia, bem depois de Jesus fazer a pregação matinal, Simão talvez tenha pensado: - bem não peguei nenhum peixinho, mas vou ganhar algumas moedinhas, pois aluguei meu barco pra Jesus fazer sua pregação; no texto não tem nada disso é verdade (isso é coisa minha). Ok voltemos ao texto.
Mas Simão e ninguém poderiam imaginar o quanto Simão ganharia pelo simples empréstimo do barco pra Jesus.
Jesus lança o desafio no versículo 4, (leia novamente); quantas e quantas vezes Jesus nos diz o que fazer e ficamos na duvida, não acreditamos que onde já evangelizamos podemos voltar e ganhar aquela vida para o Senhor, quantas vezes o Senhor não nos faz voltar ao local do fracasso, da derrota total para sermos vitoriosos em Cristo Jesus e temos medo de ir, de fracassar de novo, mas amado desta vez é diferente você esta indo porque Deus mandou e se Ele mandou você sabe a vitória já é sua.
Vamos fugir deste texto só um pouquinho viu, voltamos já, vai valer a pena leia (Lucas 22:55-60 e João 21:1-17 ) viu que legal olha o lugar do fracasso de Pedro, foi em uma fogueirinha ele negou o Salvador pro três vezes, agora veja onde foi o lugar que o Senhor levantou Pedro? Diante de uma fogueirinha, aleluia, coisa simples mais agora Pedro toda vez que vê uma fogueirinha não precisa mais baixar a cabeça e ficar triste não, Deus se preocupa com as coisinhas do nosso dia-a-dia sim; você caiu dentro da empresa Deus quer te levantar lá dentro mesmo, seu casamento esta um lixo Deus vai fazer dele um luxo, pois Ele é o Deus que tira o pobre da pobreza e o faz assentar entre príncipes. Pode procurar esta lá em Salmos. Você tem usado seu computador e televisão para uso do diabo, Deus quer mudar isso, você passa e-mails pornográficos passe agora e-mails cristãos, mudem a programação da sua televisão não deixe que ela mude seu coração. Deus neste dia quer ter um novo encontro com você lá na sua fogueirinha e lá Ele vai lhe levantar.
Ok voltemos mais uma vez pro texto... (risos)
Jesus lança o desafio e Simão aceita, aceite os desafios que Jesus lhe fizer.
O texto nos diz que eram tantos os peixes que a rede se rompeu e teve que pedir ajuda ao barco dos irmãos João e Tiago; e mesmo assim quase que os dois barcos afundam e eu lhe pergunto: - onde estavam todos estes peixes ontem à noite? Onde eles estavam na noite anterior, eu não sei, mas o que sei é que quando o dono do mar fala ate o vento se cala pra ouvir sua voz (obrigado Eyshila por este lindo hino); e sabe porque não veio sequer mais um peixinho pra dentro dos barcos? Porque se não os barcos viravam.
Deus não deve nada a ninguém. E Ele nos dá mais do que imaginamos ou pensamos, de onde Simão poderia ter idéia que depois de uma noite cansativa sem pegar um peixinho sequer na manha seguinte após emprestar seu barco para um certo Jesus de Nazaré pregar poderia imaginar que horas mais tarde estaria não com um barco cheio de peixes mais sim com dois barcos cheios de peixes, quem poderia imaginar isso, quem? Só um Deus tão bom poderia e pode fazer isso por nós tão falhos e pecadores; E ai você vai emprestar seu barquinho pra Jesus hoje?
O texto fica cada vez melhor mais ainda não chegou à minha parte favorita.
Simão e os demais se apavoram quem não se apavoraria, Simão tinha anos e anos de experiências no mar e nunca tinha visto tal milagre; deixe Jesus lhe dar alguns sustos de vez em quando pra lhe mostrar que Ele é Deus. Pois a primeira coisa que Simão vez foi isso reconhecer que estava ao lado de um homem santo se ajoelhando; lá na frente é que Simão, já com o nome de Pedro vai saber que Ele é o único Deus. E que Jesus só aceitou a adoração de Pedro porque Ele é Deus.
E com sua voz mansa e suave diz pra sua alma hoje como disse naquele dia: Não Temas.
Jesus faz um chamado, uma proposta ou um novo desafio?
“Serei pescadores de homens”.
Esta afirmação esta batendo forte em seu coração?
Simão deixou tudo, e olha que uma pesca com dois barcos cheios dava um bom dinheiro, mas o novo desafio bateu mais forte e se Ele pode tirar peixes de um mar vazio imagine o que Ele poder fazer nos corações dos homens.
Hoje Jesus lança sua rede novamente, será que Ele conseguira pegar pelo menos um homenzinho? Pois daquela pesca maravilhosa Ele, Jesus não saiu com lucro de dois barcos com muitos peixes não, mas sim com três dos seus maiores apóstolos. E hoje com o que Jesus sairá quando os barcos forem encostados na areia do porto, com o que Jesus sairá?

Amilson Alves

8 comentários:

  1. Magnifico, Explendido Estou estudando Esse Post Continue Coloque sempre Palavras Lindas Como essa que se renova cada Dia !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso este estudo pastor, que o Senhor continue lhe usando.

    ResponderExcluir
  3. A palavra de Deus e sempre fantástica. A cada vez que leio esse texto, descubro mais um lindo e novo ângulo do amor de Jesus por nós.

    ResponderExcluir
  4. Essa passagem me faz entender que e depois de uma frustração que vem o grande milagre ,não desisra,tentem outra vem

    ResponderExcluir
  5. Essa passagem é linda e produtiva falando um homem com Deus ele pode tudo pq o todo poderosa esta no controle e so basta confiar e te fé

    ResponderExcluir
  6. Nossa querido como o Espírito de Deus testifica em nossa alma e espirito. Hoje estava tarde da noite fazendo um bolo e escutando louvores, e já faz algum tempo que Deus me chamou atenção em relação a grande pesca, e querendo saber mais comecei a ler seu texto,pois procurei no google. Somente li o começo e comecei escrever sobre a pesca malhavilhosa, quando terminei de escrever mais de duas folhas voltei ao seu texto e adivinha fiquei sem palavras Deus falou comigo de maneira diferente com o mesmo significado: falou comigo assim, vc acha que Jesus pediria algo emprestado de alguém sem abençoar esse alguém no final. O nosso barco é a nossa vida que Jesus quer emprestado para salvar outras vidas, e muitas vezes ficamos com medo ou desanimados.Estou aprendendo a ser mais confiante a medida que Deus confirma a a sua vontade em minha vida. Já passei por coisas terríveis na vida e ele me deu Vitória, hoje entendo e contínuo a entender que tudo que passei é para eu emprestar o meu barco para ele, sem julgar ninguém. E na medida certa ele vai usar meu barco sem deixar esse barco afundar, pois através de tudo que passamos Jesus não vai deixar esse barco se encher tanto ao ponto de nós levar pro fundo do mar e perdemos a assencia de ser um cristão. DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir