sexta-feira, 4 de maio de 2012

Derrubando o Templo para Construir o Reino





Deus não habita em templos feitos por mãos de homens
Gostaria de começar dizendo que este ‘templo’ que aqui quero derrubar é os muros da igreja local e das congregações que acreditam que DEUS habita ali e somente ali, que ELE está no pão da santa ceia mais que ELE não está na feijoada do sábado; que ELE está no paletó, mas não está na bermuda do surfista; não quero derrubar o templo corpo humano se bem que sei que nossos dias aqui estão pertos de acabar, nesse templo humano também...
Nós sempre queríamos fazer um lugar pra DEUS habitar, um templo, quando ELE falava conosco quando estávamos no Éden não tínhamos essa preocupação, pois éramos ‘inocentes’, mas foi só sair de lá e vamos ver ao longo da historia, ELE falou com os patriarcas em vários lugares, nosso DEUS é um DEUS que gosta da caminhada, mas nós queremos guardar ELE em algum canto, ou na hora da confissão com o padre ou no culto do domingo; na caminhada com Moises fizemos uma tenda pra DEUS, mas ELE era a coluna de fogo e a nuvem; na época dos reis fizemos muitos salmos e construímos o templo, mas DEUS já vinha dizendo eu não habito em templo feito por mãos de homens.
DEUS não quer habitar ou ficar preso ao templo, a igreja local é muito pequena, DEUS quer a rua da igreja, o bairro, a cidade, o país, o mundo, DEUS quer vir habitar conosco no nosso dia-a-dia; por isso a nova Jerusalém vem dos céus pra nós e não nós vamos pra ela, DEUS vem com nossa nova e eterna pátria. E lá não tem templo, só o Reino. Mas voltemos um pouquinho...
JESUS veio implantar um reino aqui na terra, e eu fico me perguntando onde foi que erramos ou o que foi que não entendemos? Parece-me muito claro, JESUS não queria uma religião judaica aperfeiçoada, mas na verdade nada de religião e sim reino. Quando ELE fala que onde tiver dois ou três em nome dEle, Ele se faz presente quebra um pouco a idéia de igrejas lotadas, pois nós cultos hoje são mais para as pessoas do que pra CRISTO. Hoje os pregadores cobram pra pregar e os músicos pra cantar, rasgamos de nossos Bíblias o que de graça recebi de graça daí, pois me diga uma coisa que mais recebemos de graça do que o ESPIRITO SANTO nos dando sabedoria pra pregar ou inspiração de uma linda canção pra cantar?
Certa vez me perguntaram como seria isso, pois sem templo onde vamos adorar a DEUS, muitas dessas pessoas chegando no céu vão se admirar, pois lá não tem templo, tem sim uma praça, DEUS não precisa de lugares para ser adorado, mas sim de pessoas, seres com espírito de adoradores, o lugar tanto faz pois os verdadeiros adoradores o adoração em espírito e em verdade e o Pai procura pelos tais (João 4:23) e são esses que estarão no céu.
A cada novo dia, nossos ‘templos’ tem ficado mais luxuosos (ar condicionado, som estéreo, poltronas reclinadas, etc) e a vida espiritual e material dos seus membros mais pobre e vazia; não que eu ache errado um templo confortável, mais se isso esta interferindo ou nós estamos deixando de ajudar os irmãos nas suas necessidades ai sim eu vejo um grande problema, e olha que ainda não estou falando nem com relação aos que estão de fora que estão deixando de ser alcançados porque somos muito egoístas e preferimos comprar cortinas novas pra igreja do que enviar um missionário para fazer missões transculturais, nos preocupamos mais com os enfeites da igreja do que com o vizinho nosso que esta sem o gás pra fazer o almoço, pois nossa visão é de que o templo é santo; mas o templo só é santo porque DEUS está lá e ELE só está lá porque estamos lá dentro, vamos sair e levar Cristo as pessoas.
         O que é a coisa mais importante nessa terra? Os humanos ou o templo? Jesus morreu pelos humanos, ELE deu sua vida por nós, e em nenhum momento eu o vejo dizer: - fazei templo pra me adorarem. Mas eu o vejo dizer IDE fazei discípulos, amei uns aos outros, volto a dizer não que o templo seja de todo ruim, ruim é a cabeça das pessoas que vivem para o templo assim como se vivia pra lei, como alguns ainda vivem pro sábado, e em muitas de nossas igrejas se vive pro domingo, aos domingos temos tantas tarefas da religião que ficamos longe de conversar em dupla com Deus ou em conversamos e ajudarmos os irmãos ou fazer o descrente vir a ser crente, pois estamos tão cheios dos rituais e horários que não podemos ser livres e sermos nós mesmos, indivíduos com digitais distintas em adoração e vida.


Amilson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário